INFORMAÇÕES ÚTEIS

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS TURÍSTICOS

ORIENTAÇÕES AOS PASSAGEIROS

Certifique-se de estar levando os documentos necessários para sua viagem: passaporte, vouchers, roteiro da viagem, certificado de vacina, vistos, passagens aéreas etc. Leia atentamente o roteiro e vouchers especialmente elaborados para sua viagem. Havendo alguma alteração ou imprevisto em sua viagem, mantenha contato com os fornecedores locais, cujos telefones encontram-se no roteiro / vouchers.

PASSAGEM AÉREA

• Seu bilhete aéreo deve ter o mesmo sobrenome do seu documento de identificação com o qual você viajará (passaporte).Você sempre deve se apresentar no aeroporto com antecedência. Em vôos internacionais, pelo menos três horas.
• Recomendamos sempre confirmar com antecendência, junto a cia aéra, se o horário do Seu voo está mantido ou se houve alguma alteração. 
• Se por algum motivo você modificar sua viagem, é necessário cancelar sua reserva. Sem o cancelamento fica caracterizado o no-show e todas as demais reservas do seu bilhete são canceladas. E a falta de cancelamento gera uma multa, de responsabilidade do passageiro.
• Os bilhetes aéreos incluídos em nossos produtos referem-se a tarifas especiais reduzidas implicando em restrições (endosso/mudanças de rota/reembolsos, validades, etc.).

Passaporte

Para viagens internacionais é obrigatória a apresentação do PASSAPORTE COM VALIDADE MÍNIMA DE SEIS MESES. Para obter o Passaporte Comum, o interessado deve ser brasileiro nato ou naturalizado. Consulte o site da Polícia Federal ou procure qualquer das unidades descentralizadas ou postos de atendimento e verifique quais os documentos exigidos, procedimentos e prazos para emissão do documento.

Informações completas e atualizadas podem ser obtidas no site do Departamento da Polícia Federal – www.dpf.gov.br 

Visto

Alguns países exigem vistos para passageiros brasileiros. Para obter o visto, o passageiro deve procurar o consulado ou a embaixada do país que pretende visitar, apresentar os documentos solicitados e, na maioria dos casos, pagar uma taxa pela emissão do visto.

BAGAGEM

Cuidado com o excesso de peso. A maioria das companhias aéreas e operadores terrestres aceita duas malas de 32kg cada, sendo uma grande e uma média e uma maleta de mão de até 5kg. Mas lembre-se que você provavelmente fará compras durante a viagem. Consulte seu agente sobre qual política de bagagens praticada pela cia aérea que irá utilizar. Importante: tenha sempre à mão, seus documentos de viagem: passaporte, vouchers, passagens, certificado de vacina, cartão assistência e dinheiro.

TRANSLADOS

O serviço de traslado é contratado para esperar até 40 minutos após o horário de chegada do vôo. Atra sos do vôo, demora na imigração ou na extrapolar esse tempo. Nesse caso o serviço pode não ser realizado, sem direito a reembolso. Em caso de desencontro, o passageiro deve entrar em contato com o operador local através do telefone existente no voucher do serviço. Em caso de dificuldade, o passageiro deve procurar o balcão de atendimento ao turismo, geralmente localizado na área de desembarque dos aeroportos. Em geral, o serviço de traslado não inclui carregadores em aeroportos ou maleteiros nos hotéis. Estas despesas são por conta do passageiro.

HOTÉIS

O check in dos hotéis costuma ser a partir das 14h00. O check out até as 12h00. Caso o passageiro deixe o hotel antes da data prevista, não haverá reembolso das diárias não utilizadas. O serviço de carregadores de bagagens (maleteiros) não está incluído na maioria dos roteiros. Quando este serviço está disponível e incluído no roteiro de viagem, esta informação é mencionada no descritivo do roteiro.

SEGURANÇA NA VIAGEM

Esteja sempre atento às suas bagagens e pertences. Nos aeroportos, não descuide deles. Se for comprar um lanche ou falar com alguém, mantenha suas bagagens junto a você. Em restaurantes (mesmo dentro dos hotéis), não deixe bolsas em cadeiras, câmeras fotográficas, celulares, notebook ou qualquer outro objeto sobre a mesa. Tenha sempre uma postura preventiva e cuidadosa com suas coisas. Roubos acontecem em todos os lugares do mundo. Fique esperto!

REEMBOLSOS

Para agilizar processos de reembolso, é necessário que nos seja encaminhado relato feito pelo passageiro, com descrição dos fatos e comprovantes originais de despesas, para que possamos verificar junto aos fornecedores a possibilidade de reembolso se for devido. Havendo alguma despesa por motivo decorrente dos serviços aéreos (atraso do vôo, mudança, perda de conexão etc.) localize o balcão de atendimento ao cliente da companhia aérea responsável e solicite o ressarcimento localmente. É mais fácil e simples obter o ressarcimento quando a solicitação é feita localmente e no ato do acontecimento.

VACINAS

Alguns países exigem vacinas de passageiros brasileiros. Em outros casos, é o Brasil que exige a vacinação para quem visitar certos países. Verifique no site da ANVISA a obrigatoriedade de vacinas e os endereços de onde tomá-las.

MENORES DE IDADE

Menores de idade que viajam ao exterior sem um dos pais ou sem ambos, precisam de autorização. Clique no link abaixo para obter o modelo. A autorização deve ser preenchida em duas vias e ter as firmas reconhecidas por autenticidade ou seja, a pessoa que assina tem que ir pessoalmente ao cartório. Se a criança viaja desacompanhada do pai e da mãe, ambos devem assinar a autorização e reconhecer as firmas em cartório. Em cada via da autorização deve ser grampeada uma foto 3 x 4 do menor e deve ser anexada uma cópia do RG da criança. 

Baixe aqui o modelo de Autorização para Menores Desacompanhados. 

Atenção: Em caso de separação dos pais e o menor for viajar acompanhado somente da mãe, observar se o nome completo da mãe é idêntico ao que consta no RG da criança. Caso seja diferente (tenha sido modificado após a separação) será obrigatória a apresentação da Certidão de Casamento contendo a averbação da separação para embarque.